Projetamos Sites B2B: Os Casos Mais Inovadores da Monsoon

Na Monsoon acreditamos que os projetos business-to-business e business-to-consumer são igualmente desafiantes e aprazíveis de trabalhar, embora cada um apresente os seus desafios específicos. Enquanto o B2C pode ter mais destaque, a nossa equipa gosta de trabalhar em projetos B2B inovadores tanto (ou mais) para unir forma e função através da transformação digital.

Tivemos a honra de criar sites para grandes e conhecidas marcas irlandesas e britânicas. Vamos explorar alguns deles.

Alimentação e Bebidas: Branding e Acessibilidade

Um grande distribuidor irlandês de alimentos e bebidas B2B queria ter dois sites com estrutura semelhante, mas design de interface do utilizador exclusivo. O objetivo era levar dois tipos de utilizadores (padaria e restauração) para a página de destino, onde aqui podiam selecionar com que site pretendiam interagir – World of Bakery ou World of Ingredients.

Ao criar um design de site para marcas bem estabelecidas, queremos sempre ser consistentes com as diretrizes de design visual já existentes. Envidamos esforços para manter uma aparência consistente para os clientes, tanto on-line quanto off-line. No entanto, certificamos-nos sempre de que as diretrizes visuais não interferem com a acessibilidade do site e utilização geral.

Reparámos que uma das principais cores de branding não passava nos nossos teste de acessibilidade. Tivemos de encontrar um compromisso de cor que não fosse muito diferente do registo da marca e ainda assim criasse a relação de contraste necessária.

A maioria das pessoas tem um ou outro tipo de incapacidade visual, e mesmo as mais pequenas podem interferir na interação adequada com a web. A Nossa equipa de design prioriza sempre a acessibilidade ao trabalhar com bibliotecas de cores e fontes. Não só estamos a certificar-nos de que todos os elementos serão visíveis e percetíveis em todos os ecrãs com todas as condições de iluminação, mas também estamos a criar designs que permitirão aos utilizadores com daltonismo ter interações perfeitas (por exemplo: ter mensagens de erro destacadas a vermelho não é suficiente, deve ter um ícone apropriado e orientar o utilizador com os seus próximos passos, sempre que possível).

Fontes e cores são elementos-chave na marca de uma empresa. Dito isto, a menos que seja designer ou tenha maior acuidade visual, provavelmente não notará pequenas diferenças fontes intimamente relacionadas.

Percebemos que o nosso cliente pode poupar o seu orçamento usando uma fonte visualmente semelhante, mas gratuita, para o seu site.

Ambas as sugestões foram aceites e acabámos por obter resultados de alta qualidade.

Retalho/Eletrónicos: Melhorias do interface do utilizador

Tivemos a oportunidade de construir um site para um distribuidor oficial da Apple Tech no Reino Unido e na Irlanda. O site existente do cliente tinha problemas de usabilidade e não cumpria com os padrões da indústria de interface do utilizador.

Relataram que os utilizadores não estavam a adquirir produtos upsell. Além disso, notamos problemas com a velocidade do site e a complexidade das interações após os produtos terem sido adicionados ao carrinho.

O projeto também veio com um conjunto de desafios, incluindo Diretrizes da Interface Humana da Apple e algumas restrições de desenvolvimento Magento (tivemos que desenvolver soluções eficientes com limitações temporais rigorosas).

Alguns dos desafios menores da UI que também resolvemos foram:

  • Esclarecimento complexo de Despacho & Informação de Entrega;
  • Fornecimento de descrições informativas do produto, mas com um design limpo;
  • Reformulação completa do menu do site, página de detalhes do produto e outras páginas importantes.

Construímos a nossa biblioteca de componentes de interface do utilizador de uma forma que a maior parte reutilizada quando começamos a construir um projeto B2C para este cliente, economizando tempo e dinheiro.

Pharma: Otimização da experiência cliente

A grande rede farmacêutica nacional irlandesa escolheu-nos para criar um novo site B2B. O existente tinha armadilhas relacionadas a UX e UI que custavam aos clientes tempo e cliente seu dinheiro.

Durante a nossa fase de exploração, ficou claro através de entrevistas com utilizadores que os clientes estavam com problemas significativos de utilização. A encomenda de produtos foi especialmente desafiadora, pois a única maneira de encontrar produtos era procurar cada um individualmente. Uma viagem não otimizada ao cliente adicionou atrito desnecessário ao processo.

O principal objetivo do design aqui era apresentar aos utilizadores o site que tinha informações detalhadas sobre os produtos. Nós propusemos uma solução em que os utilizadores pudessem ver categorias, listas de produtos populares e encomendados recentemente.

A Nossa experiência com mais de 2 décadas com clientes B2B mostrou-nos que os clientes muitas repetem o mesmo pedido para os produtos mais populares. Ao salvar pedidos anteriores e mostrar os produtos complementares comprados com mais frequência, o comprador não só economiza tempo, como também tende a aumentar o valor médio do pedido.

Encomendar vários produtos e check out não deve ser uma tarefa desgastante e demorada. O Nosso trabalho é tornar esses sites esteticamente agradáveis e minimizar a quantidade de cliques, para manter os clientes satisfeitos e a comprar por mais tempo.

O projeto ainda está em curso e teremos o maior prazer em compartilhar os resultados num futuro próximo.

Conclusão

A Monsoon Consulting tem clientes no comércio B2B em muitas áreas há mais de 20 anos. Os Nossos projetos são a espinha dorsal do processo de desenvolvimento, sustentado não apenas na estética e na imagem da marca on-line, mas também o desempenho e a utilização na vertente da experiência do cliente.

Os seus clientes não estão satisfeitos com a sua experiência de comércio eletrónico? Entre em contacto com a nossa equipa de profissionais na Monsoon e descubra o que temos para lhe oferecer.

Connosco terá experiência em comércio eletrónico B2B. soluções digitais personalizadas. um site de alto desempenho. uma equipa de especialistas. uma parceria a longo prazo. uma descoberta completa. Integração simplificada. UX & design atraentes. suporte refinado. um site incrível.

Pronto para transformar o seu site?

Entre em contacto hoje mesmo!

EMPOWERING     INNOVATIVE     HUMBLE     SOLUTION-ORIENTED     EFFICIENT    HONEST     ARTISTIC     RESPONSIBLE     INNOVATIVE     CUSTOMER-CENTRIC     AWARD-WINNING   

EMPOWERING     INNOVATIVE     HUMBLE     SOLUTION-ORIENTED     EFFICIENT    HONEST     ARTISTIC     RESPONSIBLE     INNOVATIVE     CUSTOMER-CENTRIC     AWARD-WINNING